15 de dez. de 2009


Pedagogia Social
Seminário a respeito do livro Educação Social e Psicologia – Sueli Caro

O livro trata do assunto da Educação Social nos espaços formais e não-formais. Fala sobre a formação (ou a falta da mesma) dos Educadores Sociais. Abrange também o aspecto psicológico do educador, relevando a importância de seu perfil psicológico e de seu reconhecimento e valorização no processo educativo.

A grande maioria dos educadores sociais que encontramos hoje em dia não tem uma formação específica. Por exemplo, um professor de SASE que vai fazer uma oficina de música talvez saiba muito o conteúdo, mas não conhece a mediação, e, portanto, terá mais dificuldade em realizar o seu trabalho.

O educador social, por lidar com sujeitos em situações de fragilidade social e emocional, tem que ter muito claro os seus objetivos, desejos, etc. O educador social precisa ter muito claro o seu papel como profissional e como pessoa. Gusmão (1988) Considera que a falta de clareza sobre si mesmo, sobre seu processo interior, poderá conduzir o coordenador de grupos de educação popular a uma postura inadequada diante da comunidade.

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