O Currículo e suas Fontes para uma Educação Cidadã
As primeiras teorias sobre currículo visavam a organização e a padronização da educação. Segundo Comenius, que foi quem implementou a idéia de currículo na organização da escola, era necessário haver uma organização dos conteúdos e disciplinas.
O currículo tem haver com o processo pelo qual o individuo adquire e constrói conhecimentos. Busca suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social e deve facilitar a compreensão dos fenômenos da realidade, articulando-os ao todo social de que faz parte.No desenvolvimento do currículo, formar alunos reflexivos implica em uma prática docente reflexiva de que as instituições escolares são também responsáveis. É um projeto, não se trata de algo pronto, mas de algo a ser construído permanentemente no dia a dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, principalmente educandos e educadores e também os membros da comunidade em que se situa a escola.
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
O currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, deve atender as necessidades de todos e para isso deve levar em conta as reais condições nas quais vai se concretizar, ou seja, as condições dos professores, dos alunos, do ambiente escolar, as condições da comunidade e as características dos matérias didáticos disponíveis.Cabe ao professor dirigir o processo de ensino-aprendizagem de acordo com as aptidões, os interesse e as características culturais dos educandos.De acordo com a fonte sócio psicopedagógica para que exista a construção do conhecimento é preciso dialogar com o aluno, enquanto sujeito, para conhecer além da sua realidade e assim, conhecer o modo como esse aluno pensa e como ele aprende.
Por ser o currículo uma trajetória construída coletivamente de forma diferenciada em cada realidade escolar, uma prática dialógica entre agentes sociais é muito importante analisar a fonte sócio-antropológica, que nos leva a buscar como pensa a comunidade em que eu vou trabalhar o currículo, qual o modo como vivem, como é o seu imaginário, as diferenças culturais que devem ser levadas em consideração. Organizar o currículo coerente com o modo como o aluno vive.A fonte epistemológica parte da interdisciplinaridade, das idéias e princípios que se formam através do fundamento teórico. Por isso a necessidade de dialogar com o aluno e assim, poder partir de seus conhecimentos já existentes e complementá-los, construindo a sua formação.A fonte filosófica engloba todas as outras fontes, uma vez que é o modo como a escola pensa, a concepção de mundo que o educadores tem e irão passar para os educando, o compromisso com a sociedade e com a inclusão.
Referências Bibliográficas:
FREIRE, Paulo. Texto: “Concepção de ser Humano.”
AZEVEDO, José Clóvis de. Texto: “Conhecimento e Formação de Professores.”Revista Paixão de Aprender. n.º 9, dezembro de 1995, p.12-25.
AZEVEDO, José Clóvis de. Texto: “Fontes do Currículo para Uma Educação Cidadã.”
Texto elaborado por: Camila Domingos, Celeste Santos, Emilly Silva e Paola Saturnino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário