23 de nov. de 2009



A Leitura do mundo precede a leitura da palavra. (FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2008.)


Começamos nosso blog com esta reveladora citação de Paulo Freire.

Por que reveladora?
Porque sempre fizemos a leitura do mundo antes da leitura da palavra, mas sem nos darmos conta, meio “sem querer”.
E após esta conclusão, podemos afirmar que continuaremos fazendo esta leitura em todo nosso blog, não só por saber que a leitura do mundo de qualquer ser humano, fato ou acontecimento é a leitura de todo contexto, mas também por acreditar ser imprescindível para qualquer tipo de reflexão, o objetivo principal deste blog.


Celeste Santos e Letícia Jardim
Porto Alegre 23/11/2009

Atividade Pratica Pedagógica II




Técnicas para aprimorar a memória frente à longevidade


Estratégias externas e internas


As estratégias externas diz respeito ao grupo de estratégias para otimizar o ambiente. São técnicas importantes para facilitar e ajudar a memória no momento do resgate da informação. Vários estudos mostram que numa tarefa de resgate de informação ou de lembrança, as pessoas lembram com mais facilidade informações com pistas, ou seja referências, do que informações lembradas sem pistas. Portanto, podemos criar estratégias no ambiente e no nosso cotidiano para auxiliar a memória, possibilitando que sua memória fique menos sobrecarregada com o material que pode ser arquivado numa agenda.
Por exemplo: Use esses recursos para melhorar a qualidade de sua memória: agendas, lista de afazeres, bilhetes... Procure guardar as chaves e óculos sempre no mesmo lugar, programe o despertador para lembrar de compromissos ou medicamento. No começo da semana faça uma lista dos aniversariantes que gostaria de ligar.
As estratégias internas diz respeito às técnicas de aprimoramento de memória que favorecem o caminho da informação pelas redes neurais. São técnicas para facilitar o registro de informações e muito usadas para estimular a memória e todo sistema cognitivo através de exercícios e jogos.
Vejamos algumas estratégias internas de memória que você poderá utilizar para aprimorar sua memória: Imagem visual: É conhecida como a mais importante estratégia de memória. A técnica consiste na integração das informações que necessitam serem registradas numa única imagem visual. Por exemplo: João necessita ao longo de seu dia visitar sua mãe, comprar uma passagem aérea para uma viagem e comprar um presente para sua esposa. Segundo a técnica de imagem visual João pode criar um quadro mental no qual visualize sua mãe num avião sentada ao lado de sua esposa com um presente na mão. Associação: O método consiste na relação semântica entre duas palavras.

Por exemplo: Necessito memorizar o número 9705. Faço uma relação entre 97 o ano que finalizei um curso e 05 a idade de minha sobrinha. Podemos fortalecer o registro usando conjuntamente imagem visual. Elaboração: O método de Elaboração é semelhante ao método de Associação. Na Elaboração são criadas sentenças para facilitar o registro. Por exemplo: Tenho que memorizar a primeira coluna da tabela periódica, crio uma estória. Li na Kama Robson Crusué Francés. LI - NA - K -RB - CR -FR
As estratégias internas também incluem exercícios de estimulação que são usadas para estimular a mente através de exercícios e jogos. Adquira o hábito de realizar atividades que estimulem as funções intelectuais. Tais como os jogos de dominó, xadrez, quebra-cabeças, palavras cruzadas, desenhos, atividades artísticas, ou cartas com os amigos, etc... Identifique uma atividade de lazer que lhe dê prazer, como: ler um livro, caminhar, reunião com os amigos, pintar um quadro, bordar, freqüentar festivais, shows, palestras, cinema, ou participar de atividades laborais, como relaxamento.


“Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina”.
- Autor desconhecido.

Letícia Jardim, Celeste, Andréia, e Christian